segunda-feira, 5 de abril de 2010

Izakaya Issa, boteco japa que vale a visita!

Era Carnaval e ao invés de viajarmos, optamos por curtir São Paulo em sua melhor forma: um pouco vazia, em ritmo mais slow motion, o trânsito dando trégua e os estabelecimentos mais vazios e com atendimento mais personalizado.

Procurávamos um lugar para comer os famosos takoyakis, também conhecidos como "bolinhos de polvo", uma iguaria da culinária nipônica que aparece com frequencia nas animações japonesas, vulgo animês.

Rodrigo e eu somos fãs da cultura japonesa e aproveitamos para revirar a Liberdade em busca de iguarias para fazer sushi em casa, miniaturas de animês e obviamente para experimentarmos algo diferente. Para ajudar, procuramos referências a bons takoyakis no bairro e, com uma ajudinha da Rita Lobo, chegamos ao Izakaya Issa, um achado numa rua tranquila e de pouco movimento.

Imagine um balcão e um ar de "pub" com boteco. Agora imagine colocar ali, além do balcão tradicionais tatames e ao fundo uma sala que acomoda um grupo maior que queira fazer uma comemoração ou simplesmente uma refeição junto.

Pronto, você já consegue vislumbrar a "cara" do lugar: frequentado majoritariamente pela colônia nipônica (no dia da visita éramos os únicos não orientais na casa), aquele dia o espaço maior abrigava uma família que aproveitava o feriado para se juntar e, por algum tempo, nós, um casal ocidental sentado no balcão experimentando iguarias e pedindo traduções e explicações sobre o cardápio.

Começamos pedindo o motivo da visita: o takoyaki. Enquanto esperávamos recebemos um tipo de vagem que tentamos comer como nos serviram mas - em tempo - fomos orientados sobre a verdadeira forma de consumir: bastava apertar um pouco e de lá saíam tenros grãos de soja!

Um aspecto bastante peculiar do lugar e que não há quem não perceba é que a cozinha é comandada por mulheres. Sim, o balcão é o melhor lugar para conversar com Dona Margarida (que posou na foto com o Rodrigo)que gerencia o ambiente e recebe os clientes enquanto suas fiéis escudeiras preparam iguarias e conversam com você no balcão.

Os takoyakis chegaram deliciosos, seguiram-se então uma série de porções deliciosas e - dessa vez - não pedimos nem sushis nem sashimis (e sim a casa tem no cardápio!). Preferimos nos ater à cerveja geladíssima e os petiscos que se assemelham às tapas espanholas(porções diversas) mas com o toque do oriente.

Durante nossa estada, entre uma cerveja e uma porção ficamos sabendo que o lugar está se tornando famoso: "vocês também são jornalistas" perguntou Margarida? E nos apresentamos como a equipe do Vou no Japa enquanto ela exibia resenhas dos últimos visitantes ilustres e comentava como essas menções haviam contribuído para aumentar a clientela do lugar.

Agora, encerramos nossa resenha por aqui para que sua curiosidade fique suficientemente aguçada! Fica aqui uma dica para seu próximo happy hour para sair do lugar comum dos botecos tradicionais. Depois aguardamos os comentários de vocês contando suas experiências.

***********

Izakaya Issa
R. Barão de Iguape, 89, Liberdade, (011) 3208-8819


3 comentários:

Ale Tamy disse...

Olá! Criei um blog tbm pra avaliar os restaurantes! =D
Não é só de japa como de vcs, mas a maioria são japas, pq eu adoro japa! =D
Deem uma visitinha e parabens pelo blog!
http://melhorqueoguia.blogspot.com/

Janaína disse...

Sugiro que vocês visitem o Banri Katian na Liberdade. Comida maravilhosa, atendimento ótimo e preço muito bom. Vale a pena.

Nosso Paladar disse...

Dicas do Myabi no Blog Nosso Paladar essa semana. Vale a pena conferir

www.nossopaladar.blogspot.com